Ae vai a primeira entrevista de muitas que virão em nosso blog, uma nova forma de conhecer e valorizar a história de cada um no esporte da nossa região.
Uma oportunidade dos que estão "começando" conhecer um pouco dos atletas da região. É desta forma vamos tentar trazer a interação entre todos.
Começando com uma figura conhecida por muitos mas não por todos. Então vamos lá!
Nome: Felipe Fossati Reichert
Apelido: Aqui no PR o pessoal me chama de Gaúcho, acho que é só isso. O Lizandro me chama de Feio, mas acho que é só porque eu chamo ele de HORROROSO! HEUEHEUH
Idade: Isso é pergunta que se faça? Heuehe 30 anos.
Apoio/ Patrocínio: Nobre Bicicletas/ Charqueadas Transportes em provas no RS e Clube Londrinense de Ciclismo e MTB nas provas do Paraná.
Há quanto tempo você comepete no ciclismo, moutain bike, como descobriu o gosto pelo esporte? Comecei a correr em 1995. Me envolvi com o esporte desde criança, passando pelo futsal e voleibol. Em 1993/94 comecei a pedalar MTB com o Leonardo ( mais conhecido como K-blo) e o pessoal que se reunia na bicicletaria Pardal. Os trajetos com o pessoal da Pardal era basicamente Capão do Leão e com o K-blo as pedaladas eram mais extensas, chegando até a ir e voltar de Canguçu pela Colônia Maciel (o que dá quase 150km e fazíamos com umas bikes que não se vende nem em supermercado hoje em dia, uma caramanhola de água e muita falta de noção na cabeça). Lembro que a primeira vez que fui a Canguçu foi num sábado e fiquei com dor nas pernas até quinta-feira. A história com o ciclismo é mais recente, a partir de 2000. Lembro de participar de várias corridas organizadas pela ULC, onde o percurso clássico era a largada da Praça Central, indo até a beira da praia e retornando à Praça. Em 1995 também ganhei meu primeiro título de Campeão Gaúcho de Cross Country, após disputa de 4 etapas ao longo do ano. Vale lembrar que nesta época não havia competições no formato de Maratona. Parei com o MTB porque só havia provas de Cross-Contry na época e eu não tinha mais disposição para a quantidade de buracos e curvas do MTB. De 1996 a 2000 dei uma pausa para a bike e fui estudar. Neste período estava cursando Educação Física na ESEF/UFPEL. Quando retornei para a bike de verdade foi em 2000, já pedalando bikes de ciclismo. Mais especificamente, eram os saudosos quadros recortados pelo Wanderley. Só fui subir em uma MTB novamente em 2005,cedendo as provocações dos amigos que participavam do Zona Sul. Ganhei meu segundo título de Campeão Gaúcho, desta vez na modalidade Maratona. De lá para cá a loucura foi só aumentando...
Uma competição Inesquecível? No MTB acho que foi o Brasileiro de 2007, entre Rolante e Riozinho, com aquela chuvarada toda. No ciclismo foram clássicas: 09 de Julho, Tour dos Tropeiros, e Brasileiro.
Comente como foi a participação na equipe de Londrina, o que acrescentou, como é o nível, os treinamentos...etc..? Não tenho dúvidas que evolui muito morando em Londrina. Basicamente atribuo a evolução a duas razões: 1) Estradas com mais subidas e também mais inclinadas que na região de Pelotas. 2) Maior número de ciclistas treinando juntos, o que eleva a intensidade dos treinos. Para ter uma idéia, nos domingos sai pelo menos uns 10 ciclistas juntos.
Atualmente Londrina vem recebendo apoio financeiro da prefeitura apenas para as categorias de base, quando os atletas têm até 18 anos. De certa forma eu fico isolado correndo as provas na Elite, mas isso deve mudar no ano que vem com o retorno da equipe Elite de Londrina.
Um ídolo no esporte? Maradona.... (to brincando!). Não sei se posso chamar de ídolos, mas respeito a história do Lance Armstrong e Ayrton Senna.
Seu treinamento? ultimamente tem sido segunda, terça e quinta entre
40min e 2h; e sábado e domingo cerca de 150km cada dia. Naturalmente eu tenho uma periodização planejada, oscilando o volume e intensidade dos treinos ao longo do ano.
"EU TO VOLTANDO - E SERÁ SEM PIEDADE... MUITO ÓDIO NO CORAÇÃO", essa frase deu o que falar (kkkk); Então quais os seus objetivos?? Deu o que falar mesmo? Tava brincando - hehehehehehe
Em 2010 devo retornar para Pelotas. Meus objetivos principais para a temporada serão os campeonatos zona sul e gaúcho de ciclismo e zona sul de MTB. Vamos ver o que acontece...
Quais são suas Conquistas, Títulos, provas que participou, etc...? As principais conquistas acho que são dois títulos de campeão gaúcho de MTB (1995-2006). Também já ganhei um 6 horas de mountain bike na categoria individual, um zona sul de montain bike, várias etapas do campeonato gaúcho, provas no Uruguai e na região sul do RS. Também fiz parte da seleção gaúcha para participar dos jogos da Natureza.
No ciclismo, acho que nunca ganhei nada de muito importante, apesar de ser o que mais treino e corro (kkkkkkkkk). Provas legais que participei foram a 09 de Julho, Tour dos Tropeiros e Campeonato Brasileiro. Ano que vem vou tentar participar de algumas Voltas, se o calendário permitir.
Outro esporte que gosta? Hummmm, talvez voleibol.
Comente sobre seu equipamento:
Speed
Peso: 7,0Kg
Material: Carbono
Rodas: Mavic Ksyrium
Grupo: Dura-ace
Quadro: Scott CR1 Saunier-Duval
MTB
Peso: 10Kg
Material: Carbono
Rodas: Roval
Grupo: XT
Quadro: Speciclize S-Works
Algo a acrescentar?
Ótima iniciativa do Blog. Parabéns aos idealizadores!
Agradeço pelo tempo disponibilizado para entrevista.
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário